Buscar

Você abe para que serve um oxímetro?

O oxímetro é um aparelho importante para identificar se existe ou não a necessidade da pessoa que o usa ir ao hospital para um tratamento mais complexo.


Mas antes de compreender qual a função do oxímetro e a sua importância, é preciso entender melhor o funcionamento do corpo humano.

Uma das funções do sangue no corpo humano é distribuir diferentes substâncias pelo organismo, como, por exemplo, o oxigênio, para as células. Esse gás age na respiração celular, processo em que a célula pega o oxigênio levado pelo sangue e o substitui por dióxido de carbono. Depois, o sangue volta ao pulmão, realiza a troca de gases e o sangue fica novamente oxigenado. Esse processo é essencial para manter o bom funcionamento de todos os órgãos.


Em fato, algumas patologias podem prejudicar a realização das trocas gasosas, como aquelas que atingem o pulmão, por exemplo. Assim, o oxímetro é um aparelho que tem como objetivo medir os níveis de oxigênio no sangue, para verificar se estão adequados.


O oxímetro pode ser usado frequentemente para pessoas que enfrentam problemas no pulmão, verificando se há a necessidade de buscar um atendimento hospitalar. Além disso, o aparelho também pode ser utilizado antes de cirurgias, para verificar o estado do paciente, principalmente para aqueles que possuem problemas respiratórios.

Mas, afinal, quais os níveis ideais de oxigênio no sangue?


A saturação de oxigênio, termo que designa os valores desse gás no sangue, devem estar entrem 95% e 100%, de acordo com o oxímetro. Abaixo desse nível, pode indicar um problema chamado de hipóxia, que atinge, mais comumente, pessoas com problemas respiratórios, como asma e pneumonia. Os sinais que indicam hipóxia são respiração ofegante e falta e ar.


Quando os níveis baixos de oxigênio para a células decorrem por grandes períodos, pode ocorre cegueira, incapacidade mental, mudanças no sistema nervosos central, o que prejudica os movimentos do corpo e até o falecimento do paciente.

O oxímetro é um aparelho muito simples de ser utilizado e ter um em casa pode ser de muita ajuda, principalmente durante a pandemia, já que o coronavírus pode causar a redução do oxigênio nas células, e até de forma silenciosa, não manifestando sinais dessa diminuição.


Fonte: Unicardio