Buscar

Sopro no coração: O que é, e quais as causas?


O sopro no coração é um ruído produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração. Esse distúrbio pode ser classificado como sopro funcional ou fisiológico, também denominado como sopro inocente, ou patológico causado por problemas no coração. Aproximadamente de 40% a 50% das crianças consideradas saudáveis têm o sopro inocente, e não apresentam nenhuma alteração física devido a essa condição.


Entre os adultos, é mais comum manifestar-se o sopro como complicações de cardiopatias decorrentes da febre reumática ocorrida na infância.

O sopro não tem uma causa específica.


Os sopros patológicos, por exemplo, podem ser congênitos ou adquiridos. Podem ser causados pelo surgimento de pequenos orifícios no septo que separa o lado direito do lado esquerdo do coração, ou até mesmo devido a comunicação entra a artéria pulmonar e a aorta.


Como já dito, as complicações decorrentes da febre reumática também podem causar o sopro, e existem doenças degenerativas, como a coartação da aorta ou a alteração da estrutura da valva aórtica que provoca calcificação e estenose nessa valva.

Os sintomas do sopro no coração, quanto se trata de um sopro patológico, são: falta de ar, tontura, falta de apetite, dor no peito, transpiração sem esforço, tosse crônica, veias do pescoço aumentadas, pele azulada.


O sopro no coração é identificado por um cardiologista, através de exame. Por isso, agende seu horário na Ergo.


Fontes:

CCR

Dr. Drauzio Varella