Buscar

Fatores que podem indicar problemas no coração

Muitas vezes, associamos problemas cardíacos a sintomas mais expressivos, como dor no peito e falta de ar. Entretanto, existem sinais que o nosso corpo dá que também podem ser relacionados a esses problemas e muitas vezes nem suspeitamos, pois os sintomas se parecem com outros problemas mais comuns.


Por isso, é importante conhecer mais sobre esse sinais que o corpo demonstra, e estar atento, para que, caso identificados, seja marcado uma consulta com um médico.

Veja alguns deles!

Dores no maxilar e no pescoço


Esses fatores podem estar associados a uma doença coronária que causa obstrução das artérias e, quando não damos a devida atenção, caso sejam realmente sintomas do problema cardiovascular, acarretam no infarto do miocárdio.


Falta de apetite e náuseas


Os sintomas de falta de apetite e náuseas podem indicar indigestão, viroses, consumo de alimentos estragados, enfim, problemas relacionados ao sistema digestivo.


Entretanto, tais indícios também podem se relacionar ao mau funcionamento da parte direita do coração, causado pela alteração anatômica da válvula tricúspide ou por hipertensão arterial primária. Esse problema resulta no aumento do fígado ou no acúmulo de líquidos em volta do órgão e dos intestinos, alterando, assim, o processo de digestão correto.


Tais fatores podem ainda ser seguidos de queimação e dores no abdômen.


Tosse durante a noite


Quando o coração não está realizando a função de bombeamento do sangue de maneira eficiente, durante a noite, quando o indivíduo se deita para dormir, pode ocorrer um crescimento da quantidade de sangue que retorna para os pulmões, causando congestão pulmonar e provocando tosse.


Tudo isso acontece pelo mau funcionamento da válvula mitral ou dificuldade no bombeamento do sangue pelo ventrículo esquerdo do coração.


Esgotamento ou fadiga


Esses fatores são os principais indicadores de que algo não está funcionando corretamente com a estrutura do seu coração.


Isso porque quando o órgão está fraco, não é capaz de bombear o sangue pelas veias e artérias com eficiência, gerando assim a fadiga, que pode ser acompanhada de falta de ar, e acontece principalmente durante atividades físicas e esforço.


Não se esqueça que estes são sinais da presença de doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, arritmia, hipotensão arterial.


Ir mais vezes ao banheiro durante a noite


O hábito de urinar durante a noite pode ser causado pela diabetes ou por insuficiência cardíaca. Esse processo, quando originado pela diabetes, ocorre pela alteração dos níveis de açúcar no sangue. Já no segundo caso, a insuficiência cardíaca faz com que o corpo retenha mais líquidos, já que a circulação não está funcionando corretamente e o excesso de líquido precisa ser eliminado pelo xixi.


Desmaios ou perda de consciência


Tontura ou perda de consciência são sintomas comuns de doenças cardiovasculares, tais como arritmias cardíacas, entre elas fibrilação atrial e taquicardias, e doenças que atingem a válvula aórtica.


Sendo assim, em pessoas que possuem algum desses problemas, diante de situações que diminuam o fluxo de sangue para o cérebro, podem sofrer com perda de consciência e desmaios.


Ganho de peso sem motivos justificáveis


O ganho de peso sem motivos aparentes é um indicador de cardiopatias graves, assim como a insuficiência cardíaca. Problemas desse tipo ocasionam retenção de líquidos pelo corpo, já que o coração não tem eficiência no bombeamento do sangue, dificultando a chegada de volume normal de sangue que deve ser filtrado pelos rins, gerando o acúmulo de líquidos e, assim, o ganho de peso.


Fique atento aos fatores e sinais citados e, caso seu corpo apresente algum deles, consulte imediatamente o médico.


Fonte: Uol