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Praticar atividades físicas regularmente é muito positivo para sua saúde

As atividades físicas proporcionam diversos benefícios para as pessoas que as praticam regularmente.


A prática de exercícios físicos é acessível, e a boa notícia é que até mesmo os indivíduos que possuem doenças cardíacas, os cardiopatas, podem praticá-las. Veja mais sobre o assunto!

Fazer atividades físicas regularmente faz bem para todo o corpo e para a mente. São diversos benefícios, como melhora na qualidade de vida, aumento da disposição, melhora na qualidade do sono, auxílio no controle da depressão e do estresse, perda de peso, redução nas chances de ataque cardíaco, e ajuda no aumento do colesterol bom.


Além disso, as atividades físicas também contribuem muito para o coração, pois atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e atuam de maneira positiva em relação a fatores como níveis de colesterol, diabetes, obesidade e hipertensão arterial.


Para pacientes cardiopatas, a prática regular de atividades físicas pode reduzir a mortalidade em até 30%, já que os exercícios contribuem para o ganho de capacidade cardiorrespiratória, que têm relação com o estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculo esquelético. É essencial, entretanto, que o cardiopata procure seu médico antes de iniciar a prática, para obter orientação adequada quanto a frequência, tempo, intensidade, etc., e para evitar fatores que afetem negativamente sobre as doenças cardiovasculares.


E aí, já está motivado(a) a começar. Confira então algumas dicas gerais para a iniciar a prática de atividades de maneira adequada:


- Mesmo não sofrendo com patologias, procure um médico para avaliar o desempenho físico e te indicar os melhores exercícios;


- Busque fazer uma atividade que você goste;


- Opte pelas escadas ao invés do elevador no dia a dia;


- Pratique pelo menos 30 min. de atividade diariamente;


- Pesquise grupos esportivos, como corredores de rua, para motivar-se ainda mais;


- Veja se existem espaços gratuitos para a prática de exercícios perto de sua casa;


- Se pegar ônibus, desça antes de chegar em casa e caminhe por um trecho.


Aproveite as dicas e comece a fazer suas atividades. Vai se sentir muito bem!


Fonte:

Hospital Sírio-Libanês

Hospital Ernesto Dornelles

Unimed