Buscar

Menos sódio, mais saúde


O sal contribui para o bom funcionamento do corpo, contudo, o consumo excessivo desse alimento, pode causar sérios prejuízos à saúde e ao coração.

Isso porque o sal contém sódio, e o consumo excessivo deste está ligado ao surgimento de doenças cardiovasculares e renais.


Por ter a função de regular a quantidade de líquidos do organismo, o consumo em excesso de sódio pode ocasionar o aumento do líquido intravascular, o que, por sua vez, sobrecarrega o coração e os rins e pode causar a hipertensão.


Dessa forma, A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio seja de até 2 gramas por dia, o que representa 5 gramas de sal. Estima-se que os brasileiros consumam, em média, 15 gramas de sal diariamente, o que está muito acima do recomendado, e, por isso, pesquisas mostram que pelo menos 22,7% dos brasileiros já foram diagnosticados com hipertensão.


Tenha cuidado com o sal no dia a dia, buscando temperar os alimentos de acordo com a quantidade recomendada pela OMS. Além disso, verifique as embalagens dos alimentos, para analisar a quantidade de sal que possuem.


Fonte: Hospital São Matheus