Buscar

Manter o controle do colesterol ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Entender mais sobre o colesterol é muito importante para que você possa controlar os níveis dessa substância no seu corpo, e, assim, contribuir positivamente para sua saúde e para seu coração.


Leia mais sobre o colesterol abaixo.

O que é o colesterol?


O colesterol é uma gordura que tem como responsabilidade manter o bom funcionamento de diferentes células do organismo, que produzem hormônios, bile, fazem a metabolização de vitaminas e exercem várias outras funções.


No corpo humano, existem dois tipos de colesterol: o LDL, considerado um colesterol ruim e o HDL, considerado bom por proteger o coração de patologias. Grande parte do colesterol é produzido pelo próprio organismo, entretanto, uma parcela menor é adquirida através da ingestão de alimentos.


Acontece que o consumo excessivo de alimentos que possuem gorduras saturadas e trans, tais como biscoitos, salgadinhos, ovos, carne, derivados do leite, alimentos ultraprocessados, etc., causa o aumento dos níveis de colesterol ruim no corpo, e isso, consequentemente, leva ao aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, entre elas a aterosclerose, que, quando agravada, pode causar infarto do miocárdio, angina no peito, AVC, aneurismas, entre oura complicações.


O aumento do colesterol é silencioso, pois o paciente não detecta esse crescimento até sofrer com os sintomas. A melhor forma de combater o colesterol alto e, assim, ficar em dia com a saúde do seu coração, é adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Os exames médicos periódicos também são indicados para detectar alterações.


Para saber mais. acesse:


https://www.portal.cardiol.br/post/sbc-alerta-controle-do-colesterol-%C3%A9-fundamental-para-minimizar-riscos-de-doen%C3%A7as-cardiovasculares


https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/colesterol