Buscar

Exames de sangue e sua importância

O exame de sangue, denominado hemograma, tem como objetivo analisar a saúde de uma forma geral. No hemograma são avaliadas a quantidade e também a qualidade dos três principais grupos de células sanguíneas: os glóbulos vermelhos, chamados hemácias, responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes para o corpo; os glóbulos brancos, conhecidos como leucócitos, que agem no sistema imune; e as plaquetas que atuam na coagulação no sangue.

Sendo assim, o exame de sangue verifica o número desses componentes no sangue, mostrando se eles estão dentro do esperado, e também analisa como estão os tecidos que formam tais componentes, como a medula óssea.


Além disso, o hemograma indica a presença de outras doenças, como colesterol alto, hepatite C, HIV, distúrbios da tireoide, patologias renais, doenças do sangue, diabetes, entre outras que podem ser diagnosticadas.


A importância desse exame é grande, e geralmente é indicado tanto para adultos quanto para crianças. Contudo, a frequência com que deve ser realizado precisa ser definida junto a um profissional de saúde.


O jejum de quatro antes de que seja realizado o exame é indicado. Contudo, se não existir essa possibilidade, o hemograma pode ser feito, mas os parâmetros devem ser ajustados.


É importante saber que o consumo de medicamentos, os triglicérides elevados, alterações no baço, gravidez, ingestão de bebidas alcóolicas 48 horas antes do exame e a prática de atividades físicas até um dia antes da coleta da amostra pode m interferir no resultados.


Fontes:

Veja Saúde

Granato