O estresse recorrente é perigoso e oferece muitos riscos à saúde do corpo e do coração, e, por isso, deve ser evitado.
Conheça alguns hábitos que você pode adotar em sua rotina para diminuir o estresse e ter uma vida mais saudável.

Fazer meditação
A meditação tem efeitos eficientes para diminuir o estresse.
Uma pesquisa publicada na revista Evidence-based complementary and alternative medicine, realizada com 178 indivíduos que praticaram a meditação e com um outro grupo que não realizou a atividade, ambos compostos por trabalhadores ativos, registrou efeitos positivos da meditação, e mostrou que aqueles que a praticaram lidaram melhor com o estresse do trabalho e com sentimentos tristes.
Evite o consumo de álcool, nicotina e cafeína
Se não for possível evitar, é importante pelo menos reduzir o consumo dessas substâncias. Isso porque a cafeína e a nicotina são estimulantes e influenciam o aumentam de estresse, em vez de diminui-lo.
Além disso, o álcool, quando ingerido em quantidades menores, também pode agir como estimulante, e não controla o estresse. Uma boa solução que você pode colocar em prática é trocar o consumo dessas bebidas por outras saudáveis, como sucos naturais, chá de erva e água, líquidos que mantém seu corpo hidratado, algo que ajuda no combate ao estresse.
O melhor, em todos os casos, é adotar uma alimentação equilibrada, pois outras substâncias, que muitas vezes consumimos em nosso dia a dia, também podem contribuir para o estresse, como o açúcar, que, principalmente quando ingerido em excesso, pode causar sensação de cansaço e irritação.
Relaxe a musculatura
Uma das técnicas para relaxar a musculatura é sentar em uma cadeira e soltar o corpo, deixando-o estirado sobre o móvel.
Relaxar a musculatura é um recurso efetivo para o controle do estresse. Você pode praticá-lo durante o trabalho, por alguns minutos, e isso te auxiliará.
Pratique exercícios físicos
Reservar no mínimo 30 minutos do seu dia para praticar exercícios físicos é muito benéfico ao seu corpo e à sua mente, pois ao mesmo tempo que você gasta energia e queima calorias, também consegue um tempo para pensar em diferentes questões que te preocupam e que você precisa resolver, ajudando, talvez, até mesmo a encontrar soluções.
Além disso, os exercícios geram a diminuição do cortisol no corpo, hormônio que está relacionado ao estresse, e liberam endorfinas no sangue, que causam sensação de bem-estar. Você pode optar por exercícios simples, como a corrida de rua, andar de bicicleta e até mesmo por investir em uma academia de ginástica.
Respire fundo
A simples técnica de respirar fundo também ajuda muito no estresse.
Pare por uns momentos, e pratique essa técnica de respiração. Inspire o ar pelas narinas, conte até 5, e depois solte pela boca, contando até o número 10. A respiração funda gera o processo de oxigenação das células do cérebro e proporciona uma sensação de tranquilidade contra o estresse.
Faça terapia
A terapia é muito recomendada não somente para auxiliar a resolver a questão de estresse, mas também outras questões emocionais e problemas pessoas.
Um profissional capacitado da área saberá te indicar diferente estratégias e caminhos para que você possa exercitar a calma e o auto conhecimento no dia a dia, de grande ajuda para enfrentar os problemas e manter a positividade.
Tente dormir mais
Dormir mal e sofrer com insônia são fatores que causam estresse. Por isso, é importante ter boas noites de sono.
Algumas técnicas podem te ajudar: evite beber café ou álcool em excesso durante a noite; evite trabalhos que exijam muito da mente algumas horas antes de dormir; busque tomar um banho morno e ler um livro calmo antes de dormir, isso ajuda a relaxar seu corpo. O que também é indicado é deixar as telas de lado, desligando a televisão e o smartphone pouco tempo antes de ir para a cama.
Fontes:
Tua Saúde
Bem Estar
Vittude