Buscar

Dicas para prevenir a diabetes

A diabetes é uma patologia que causa danos ao órgão conhecido como pâncreas, destruindo as células do órgão que são responsáveis pela produção de insulina.


A insulina tem a função de transportar a glicose do sangue para as células do corpo, para que essa substância seja gasta. Essa patologia pode aparecer ao longo da vida, causada por desequilíbrios alimentares, ou também causada por hereditariedade.


Dados da Internacional Diabetes Federation mostram que, no Brasil, o número de diabéticos é de cerca de 14,3 milhões, o equivalente a 8% da população nacional.


A doença pode oferecer grandes riscos ao seu portador, principalmente quando não cuidada. Veja algumas dicas de como preveni-la.

Diminuir o consumo de açúcar no dia a dia


Muitos alimentos industriais, como biscoitos, balas, refrigerantes, e outros doces são ricos em açúcar. Quando ingeridos em excesso, causam o aumento dos níveis de glicose no sangue, fazendo que seja necessário um aumento na produção de insulina para remover toda a glicose. Isso pode sobrecarregar o pâncreas e prejudicar seu funcionamento.


Dessa forma, é preciso evitar o excesso no consumo de açúcar na sua alimentação, diminuindo o consumo de produtos industrializados com grandes quantidades e açúcar e dando preferência a produtos zero açúcar.


Praticar atividades físicas


Praticar atividades físicas regularmente faz muito bem para a saúde de todo o corpo e da mente, e é uma das melhores formas de se prevenir a diabetes.


Isso porque as atividades físicas colocam o corpo em movimento, auxiliam na queima de gordura corporal, eliminando o excesso de açúcar, mantém o peso saudável, e ainda auxilia na circulação do sangue.


Consumir mais alimentos que são fontes de fibras


As fibras presentes em diferentes alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais contribuem para o bom funcionamento do intestino e para para que o organismo absorva a glicose proveniente da alimentação.


Assim, consumir fibras evita que a concentração de glicose no sangue se eleve rapidamente, evitando, assim, que ocorra sobrecarga no pâncreas, auxiliando a prevenir diabetes ou pré-diabetes.


Evite consumo de álcool e cigarro


Muitas pesquisas demonstram que o consumo de álcool é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, cardiovasculares e a diabetes. Além disso, as bebidas alcoólicas geralmente possuem muitas calorias, o que contribuem para o ganho de peso, um dos grandes fatores de risco da diabetes.


Já em relação ao cigarro, estima-se que aumenta o risco de diabete tipo 2 de 30% a 40% já que também contribui para o ganho de peso, para elevar as taxas de cortisol e estimular a formação de radicais livres. Além disso, a nicotina presente no cigarro afeta negativamente a secreção de insulina.


Fontes:

Medprev

Tua Saúde

Ivinhema