Buscar

Cuidados para controlar a pressão alta

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, ocorre quando os níveis e pressão que o sangue exerce nas artérias, ficam constantemente elevados. Em números, quando as pressões atingem máxima e mínima, respectivamente, ultrapassam os índices 130/80 mm HG – 13/8 – o coração é obrigado a despender de maior esforço para bombear o sangue pelo corpo, e, por isso, existem diversos riscos, podendo ocorrer infarto, aneurisma arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal e cardíaca.


Por ser uma doença crônica, a hipertensão não pode ser curada, entretanto, ela pode ser controlada e por isso é essencial fazer exames com certa regularidade, e ver como andam os batimentos cardíacos.


Mas atenção: para que uma pessoa seja considerada hipertensa, é preciso que ela permaneça com a pressão alta, e não esteja com a pressão alta somente em certos momentos, já que existem situações que podem provocar alterações na pressão sanguínea, como, por exemplo, momentos de estresse.

Como dissemos, apesar de não possuir uma cura definitiva, a hipertensão pode ser controlada, principalmente, pela adoção de alguns hábitos, como:


- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;


- Praticar exercícios físicos frequentemente, lembrando de realizar, antes, exames e check-ups, como eletrocardiogramas e testes ergométricos, que, sob a orientação de m profissional, indicarão quais exercícios praticar e em qual ritmo;


- Evitar o tabagismo e moderar o consumo de álcool;


- Não esqueça de se hidratar, bebendo quantidades corretas de água, sucos naturais e até água de coco;


- Evitar o estresse, e buscar viver momentos de descontração, e fazer atividades que gosta.


Colocar em prática esses hábitos nos seu dia a dia vão te ajudar bastante a prevenir e controlar a hipertensão, e também vão contribuir imensamente para a saúde do seu corpo e da sua mente.


Fontes:

Unicardio

Blog da saúde

Unimed