Buscar

Conheça os principais fatores de risco para o coração

As doenças do coração representam a principal causa de mortes em todo o mundo nos dias atuais.


Para preveni-las, o ideal é conhecer os fatores de risco que as causam e evitá-los.

Conheça logo abaixo quais são esses fatores.

Hipertensão


A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre os vasos sanguíneos, quando é transportado para as diferentes partes do corpo. Quando a pressão arterial está acima do normal, o popular 12 por 8, pode-se considerar a existência de hipertensão.


Entre as principais causas da hipertensão, estão obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. As complicações da hipertensão para o coração podem levar ao desenvolvimento de AVC, infarto do miocárdio e arritmia cardíaca. É importante verificar a pressão arterial constantemente durante a vida, buscando conservar bons hábitos alimentares aliados à prática de exercícios, que ajudam na prevenção.


Estresse


Existem situações isoladas que causam estresse nos indivíduos, e todas as pessoas passam por algumas delas. Entretanto, o estresse, quando se torna frequente, é um perigoso fator de risco para o coração, tendo como consequências a elevação da pressão sanguínea, a aceleração dos batimentos cardíacos, ocorrência de infarto ou AVC.


Sedentarismo


O sedentarismo é um problema comum na vida de muitas pessoas e caracteriza-se pela falta de exercícios físicos. Caso o indivíduo seja sedentário e não tenha uma alimentação adequada, isso também pode gerar sobrepeso e obesidade.


Todos esses fatores são prejudiciais à saúde física e mental, e, entre as complicações do sedentarismo para o coração, estão ocorrência de derrames, infarto, pressão alta e doenças articulares.


Alcoolismo


O álcool é uma substância prejudicial ao organismo, principalmente quando consumido em excesso, ou seja, quando se torna um vício. O álcool pode afetar negativamente o sistema nervoso central e provocar lesões em tecidos adiposos do corpo. Entre as complicações causadas pelo alcoolismo e que ameaçam o coração estão o desenvolvimento de hipertensão arterial, ansiedade, alterações do sono e diabetes.


As melhores maneiras de prevenir os fatores citados são a alimentação equilibrada e a prática frequente de exercícios físico, além de manter o equilíbrio ou evitar o consumo de álcool, não fumar, e consultar frequentemente o médico, realizando exames de rotina para manter seu coração bem.


Conheça mais fatores de risco para o coração:


https://cmng.com.br/blog/?p=115

https://unicardio.com.br/artigos/fatores-de-risco-para-doencas-cardiovasculares/