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Como preparar uma ceia saudável para o Natal

A ceia é o momento mais tradicional do Natal, essa época incrível que reúne a família e os amigos.


O banquete realizado é bem farto, e muitas vezes repleto de guloseimas e comidas gordurosas, que podem fazer mal à saúde do corpo e do coração, principalmente quando consumidos e excesso.


Que tal preparar uma ceia mais saudável? Veja algumas dicas especiais!

Você pode manter a ceia com comidas tradicionais, mas usando da sua criatividade para deixá-la mais leve e saudável. Mantenha o sabor do Natal, comprando carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo com acompanhamento de cereais integrais como arroz com sete grãos, o que adquire valor nutritivo e pouco calórico.


Além disso, adote alguns outros hábitos saudáveis, como:


· Coma e prove o que sentir vontade, porém tome cuidado com os excessos;


· Beba bastante líquidos, como água e chás. Lembre-se que os sucos também possuem calorias;


· Cuidado com o excesso de álcool e conheça os seus limites;

· Evite sal e cuidado com os aperitivos;


· A gordura saturada e a gordura animal devem ser evitadas;


· Evite pratos com molhos e cremes, pois eles podem estar contaminados devido a exposição da temperatura ambiente, que pode causar distúrbios intestinais;


· Cuidado com os energéticos que podem alterar o ritmo cardíaco;


· No final das festas abuse de frutas, que hidratam e melhoram a digestão.


· Faça pequenas e leves refeições durante o dia. Evite deixar de se alimentar, pois a ausência de líquidos e alimentos pode provocar fraquezas, tonturas e mal-estar;


· Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia, assim evitamos as calorias extras;


· Prepare-se com antecedência. Procure diminuir a ingestão de açúcar e adote uma alimentação light duas semanas antes das festas. Evite ao máximo as carnes vermelhas e os pães;


· Procure preencher o prato com um tipo de carne branca, metade com saladas e o restante com acompanhamentos saudáveis. Escolha apenas um tipo de sobremesa e opte pelas por frutas que auxiliam na digestão, como é o caso do abacaxi;


· Entre todas as opções de carnes existentes para as comemorações de fim de ano, de preferência para as assadas e grelhadas. Se possível retire a pele, pois ela é rica em gorduras e calorias;


· Evite os molhos à base de maionese, prefira os feitos com iogurte;


· Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas.


Fonte: HCor