Buscar

Aprenda a cuidar melhor do seu coração durante o verão

O verão está chegando, e, durante essa época, caracterizada pelo aumento das temperaturas, é preciso tomar cuidados com a sua saúde e com o seu coração.


Confira algumas dicas e hábitos que você pode adotar.

Hidratação


Durante o verão, com o aumento do calor, inevitavelmente o corpo perde mais líquido através da respiração e da transpiração. Por isso, é necessário beber bastante água, sucos e vitaminas naturais, água de coco e outras bebidas saudáveis para repor as quantidades de líquido perdido.


Quando essa perda de líquido não é reposta, os vasos sanguíneos vão se fechando para manter a pressão arterial ideal. Isso causa o aumento da frequência cardíaca e deixa o sangue mais grosso. Nos dias de temperatura alta, o corpo se esforça mais, juntamente com o coração, e a falta de líquidos pode comprometer o funcionamento do órgão e ser muito prejudicial.


Exercícios e alimentação


A prática de exercícios físicos é sempre indicada, pois as atividades geram muitos muitos benefícios para a saúde. O bom é que durante a pandemia você pode praticá-los em casa. Para as pessoas que fazem parte de grupos de risco, é recomendado fazer uma avaliação médica antes de praticar exercícios com mais intensidade.


Quanto à alimentação, busque adotar uma dieta equilibrada, com frutas, legumes e verduras. O consumo de peixes também é indicado, pois são ricos em proteínas e têm poucas calorias. Salmão, truta e bacalhau são indicados para consumo pois auxiliam na redução dos riscos de doenças cardiovasculares.


Conheça mais dicas que contribuem para a saúde do seu coração:


https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/cardiologista-do-hcor-da-dicas-de-cuidados-com-o-coracao-durante-o-verao/


https://saude.abril.com.br/blog/guenta-coracao/o-coracao-agradece-os-cuidados-com-a-saude-no-verao/