Buscar
  • fabulare09

7 hábitos que fazem bem ao coração


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo. No Brasil, uma em cada três mortes é provocada por elas. Mesmo diante de dados tão alarmantes, a população desconhece hábitos que fazem bem e preservam a saúde no coração, deixando de praticá-los.

No dia 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração, e para conscientizar a população acerca dos cuidados necessários com esse órgão vital, a BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo) separou 7 hábitos saudáveis para o coração. Confira!

. Moderar o sal

O uso demasiado de sal causa o aumento da pressão arterial, e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, a moderação no sal se faz necessária.

. Evite o estresse

O estresse emocional também é causa do aumento da pressão arterial, e por isso um significativo fator de risco para a causa de doenças do coração.

. Atividades físicas são essenciais

Ao praticar exercícios físicos com regularidade, o coração trabalha com mais eficiência, as artérias e vasos ficam mais flexíveis e o sangue flui melhor. Todos esses pontos trazidos pelas prática de atividades contribuem para a prevenção de patologias como infarto, AVC e hipertensão, além de ajudar no controle do diabetes.

. Atenção ao histórico familiar de doenças cardíacas

É necessário ficar de olho quanto ao registro de doenças cardiovasculares em membros da família. Esse também é tido como um fatos de risco para o desenvolvimento desses problemas.

Caso haja algum parente que enfrentou esse tipo de patologia, previna-se desde cedo, mantendo hábitos saudáveis e indo frequentemente ao médico.

. O cigarro não faz bem

Quem fuma corre um risco três vezes maior de sofrer um infarto do miocárdio do que pessoas que não fazem uso do cigarro.

Além disso, fumar leva ao acúmulo de placas (compostas por gordura,colesterol, cálcio e outras substâncias) nas artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo e levando à formação de coágulo, que bloqueiam a passagem do sangue pelas vias arteriais.

. Cuidado com o peso

A ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) demonstra que a obesidade aumenta as chances de se contrair doenças do coração, pois é responsável por alterações no metabolismo e favorece a hipertensão, colesterol alto e diabetes, patologias que atingem o coração.

. Mantenha uma boa higiene bucal

Diversas pesquisas mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração. Bactérias como as da bolsa periodontal podem entrar na corrente sanguínea e ir até no coração. Lá, proliferam-se e podem vir a ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até endocardite bacteriana. Para manter uma boca saudável é necessário escovar bem os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as principais refeições, fazer uso do fio dental e quando indicado, de enxaguatórios bucais. Também é fundamental ir regularmente ao dentista.

Fonte: Campanha Preventiva Beneficência Portuguesa de São Paulo


10 visualizações