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Dia da Saúde e Nutrição traz reflexão sobre hábitos alimentares


O dia 31 de março é a data em que é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição.

Esse evento é importante, pois coloca em pauta o quanto a conscientização sobre nossos hábitos alimentares é necessária, uma vez que os mesmos estão diretamente aliados ao estado da nossa saúde.

Atualmente, devido à velocidade com que as coisas acontecem e pelo fato de nosso tempo estar sempre lotado de tarefas, acabamos excluindo a alimentação de nossas prioridades e optando por comer alimentos industrializados, que, de certa forma, não são fazem bem à saúde.

Diante disso, o Hospital do Coração (HCor) elaborou algumas dicas para melhorar sua rotina alimentar. Confira!

A partir do momento em que você busca mudar seu cotidiano e consegue aliar a prática de atividades físicas à uma alimentação saudável, você já deu um grande passo para prevenir-se de males que atingem grande parte da população, como obesidade, hipertensão, níveis altos de glicose e colesterol, etc.

Vários desses males são causados pela ingestão de uma alta quantidade de alimentos industrializados, entre os quais estão biscoitos recheados, salgadinhos, fast-foods, refrigerantes, e também pela falta de refeições diárias, algo que pode facilmente ser encontrado na rotina das pessoas hoje em dia.

Dessa forma, é muito importante colocar como prioridade nas suas refeições alimentos funcionais, ou seja, aqueles que, além de oferecer os nutrientes básicos ao ser humano, como carboidratos, proteínas, etc., ajudam também na prevenção de doenças crônicas e na promoção de uma vida saudável. Na lista de alimentos funcionais encontramos peixe, linhaça, soja, cereais integrais, frutas avermelhadas, verduras com coloração verde escura, azeite de oliva e alimentos enriquecidos com fitosterol e bactérias benéfica.

Entretanto, é imprescindível se atentar que, para que os alimentos funcionais exerçam seu papel, é necessário que a pessoa mantenha bons hábitos alimentares, ingerindo frequentemente frutas, carnes magras, verduras, leite e derivados magros.

O HCor fez uma lista com diferentes alimentos e quais benefícios trazem à saúde. Dê uma olhada, busque adequar sua alimentação cada vez mais e viva uma vida mais leve!

Alimento, para que serve e quanto consumir?

Peixes

- Os peixes do tipo sardinha, salmão e atum são ricos em Omega 3, que promove a redução dos triglicerídeos e previnem o aparecimento de doenças cardíacas

- Um filé médio (100g) 2 vezes na semana

Linhaça

- Assim como os peixes é rica em Omega 3 auxiliando a redução dos triglicerídeos e na prevenção de doenças cardíacas

- 1 colher de sobremesa de Farinha de linhaça dourada

Probióticos

- São microorganismos vivos (lactobacilos e bifidobacterias) que habitam o intestino humano promovendo diversos benefícios a saúde. Entre estes benefícios estão: combater microorganismos causadores de doenças como diarreia, produção de vitamina K, vitaminas do complexo B e prevenção câncer de intestino

- Leites fermentados ou iogurte que contenham probióticos 1 unidade comercial

Aveia e cevada

- Auxiliam na redução do peso, diminuição do colesterol e melhor controle do diabetes

- 3 colheres de sopa de farelo de aveia ou 3 colheres de sopa de cevada cozida

Azeite de oliva

- O consumo regular de azeite de oliva em uma dieta equilibrada pode prevenir as doenças cardiovasculares em até 30 %

- 1 colher de sopa 2 vezes ao dia. Uma ótima opção é usar no tempero da salada

Soja

- A proteína da soja auxilia na redução do colesterol total

- 4 colheres de sopa cheia de carne de soja ou 1 xícara de café de soja em grão

Alimentos enriquecidos com fitosterol

- Redução do colesterol total e colesterol “ruim” LDL colesterol

- Margarina, leite e iogurte enriquecidos pela indústria de alimentos.

- Consuma 1 colher de sopa de margarina e 1 copo (200 ml) de iogurte ou leite

Frutas vermelhas

- Ricas em antioxidantes previnem o desenvolvimento de doenças cardíacas e o câncer

- Consuma pelo menos 1 fruta vermelha ao dia. Prefira: uva, goiaba vermelha, melancia, morango, acerola, amora, framboesa

Fonte: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/dia-mundial-da-saude-e-nutricao/