Buscar

O que fazer para reduzir riscos de diabetes e doenças cardíacas


A Associação Americana do Coração (American Heart Association) divulgou, em seu site, 7 passos simples, que ajudam seu coração a funcionar melhor e trazem mais saúde à sua rotina. O objetivo é mostrar às pessoas que através de pequenas atitudes diárias, você pode ter uma vida muito melhor e mais longa. Veja quais são os passos!

- Reduza o açúcar no sangue

A maioria dos alimentos que comemos possuem açúcar, que é transformado em glicose pelo nosso organismo para dar energia ao corpo. Entretanto, consumir açúcar em demasiada quantidade prejudica seu coração, olhos, rins e nervos, além de aumentar os riscos de doenças com a diabetes.

Por isso, diminuir a ingestão de açúcar é essencial.

- Mantenha sua pressão equilibrada

A hipertensão arterial é um fator de risco para doenças cardíacas e acidente cardiovascular cerebral (AVC).

Quando a sua pressão sanguínea se mantém dentro dos níveis recomendados, a tensão sobre seu coração diminui e ele fica mais saudável.

- Evite o sedentarismo

Atividades físicas são super benéficas para seu corpo, pois atuam diretamente contra diversas doenças, melhor seu humo e ainda mantém seu corpo bem esteticamente.

Mantenha uma rotina ativa, busque caminhar, correr, praticar esportes que gosta e você vai aumentar consideravelmente sua qualidade de vida.

- Pare de fumar

Fumantes possuem muito mais risco de contrair doenças cardiovasculares do que pessoas que não fumam. Deixar o cigarro de lado só trará benefícios à sua vida.

- Cuide da sua alimentação

Uma dieta equilibrada é uma das armas mais poderosas para se combater as doenças do coração.

Além disso, quando você mantém uma alimentação saudável, fica melhor fisicamente e mentalmente.

- Controle o colesterol

Um colesterol alto pode obstruir suas veias e artérias, aumentando consideravelmente a chance de você ter um infarto, por exemplo.

Controlar o colesterol é contribuir para que suas vias arteriais estejam sempre em bom funcionamento e você não corra risco de vida.

- Perca peso

Reduzir aquele peso extra fará bem para todo o seu corpo. Isso porque toa a gordura desnecessária impõe sobre seu coração, pulmão, costela, etc, uma carga inapropriada .

Além disso, equilibrar o próprio peso te dará mais motivação para a rotina e vai aumentar sua autoestima.

Realizar esses 7 passos pode ser difícil no começo, mas após a adaptação, tudo passa a funcionar melhor e sua vida tende a melhorar muito. Uma dica é começar realizando de dois três das ações citadas, e depois ir aumentando até se acostumar.

Fonte: https://www.heart.org/en