Buscar

Setembro Vermelho


Setembro foi escolhido como o mês de combate às doenças cardiovasculares. A iniciativa foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou, em 2000, o dia 29 de setembro como o Dia Mundial do Coração.

Sendo assim, o mês é marcado por duas cores no Brasil: o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e o Setembro Vermelho, campanha que dissemina ações de combate às doenças cardiovasculares.

Atualmente, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes em todo o mundo. Por isso, é essencial conhecer os fatores de risco e como se prevenir desses tipos de patologias.

Os fatores de risco são diversos, tais como:

- Obesidade e sedentarismo;

- Consumo de álcool ou cigarro em excesso

- Níveis de pressão e colesterol altos;

- Diabetes;

- Estresse diário;

- Histórico familiar de doenças cardiovasculares.

O que você pode fazer para prevenir:

. Pratique atividades físicas regularmente - exercícios auxiliam no controle da pressão arterial, colesterol e glicose, além de manter seu corpo saudável;

. Evite o consumo excessivo de álcool e cigarro - estas substâncias contribuem significativamente para o aumentos dos riscos de doenças cardiovasculares;

- Cuide de sua alimentação: preze sempre por ter em suas refeições verduras, legumes, cereais, frutas, etc. Além disso, controle o nível de açúcar e sal e, se necessário, consulte um(a) nutricionista.

Fique sempre atento(a) aos sintomas:

Inicialmente, as doenças cardiovasculares não apresentam sintomas. Entretanto, em fases mais avançadas da doença, sinais como dores no braço, no tórax ou na mandíbula (principalmente após exercícios físicos) são recorrentes. Palpitações e falta de ar também podem ser sintomas das doenças.

Diante de qualquer indício de doença cardiovascular, procure imediatamente um cardiologista. Os profissionais da Ergo podem te ajudar e estão aqui para te auxiliar com todas as informações e meios necessários.

Consulte nossos cardiologistas:

Telefones - (32) 3215-5038 | 3232-1019 | 3232-4828

Whatsapp - (32) 9 9977-4581